Canudos%2BSite

Propaganda com largura total

Publique a página de anúncios [Top]

EM CANUDOS, UNEB RECEBE VISITANTES.

O Campus Avançado de Canudos/UNEB recebeu nos dias 15,16 e 17 de novembro uma comitiva, com mais de 60 participantes da AFAI – Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe que integra profissionais das diversas áreas do conhecimento e profissões que realizam excursões contemplativas e investigativas em variadas regiões da Bahia. Canudos, portanto, foi agora o lugar escolhido. 
A comitiva foi recepcionada pelos servidores do Campus Avançado de Canudos com uma programação rica e diversificada: artísticas, históricas, culturais e socioeconômicas.
Na noite do dia 15 os visitantes foram acolhidos no Memorial Antônio Conselheiro, participando de uma Roda de Conversas com a  temática  História, Economia e Uma nova Batalha em Canudos, constante de palestras instigadoras proferidas pelo Prof. Dr. Luiz Paulo Neiva, Professor e Historiador João Ferreira Damião, e o Administrador de Empresas e Técnico Agrícola  João Evangelista Macedo.
Após rico e proveitoso debate, coordenado pelo historiador e guia turístico João Batista Lima,  deu-se a apresentação da peça Guerra de Canudos da Cia de Teatro, vinculada à ação universitária que protagonizou  momentos de emoção e elucidação de pontos obscuros da chacina ocorrida neste local, no final do séc. XIX
Na manhã do dia 16/11 foi a vez de da visita, guiada por João Batista, à exuberante e surtida Feira Livre, seguida da visita mais esperada ao Parque Estadual de Canudos, zona de combate da guerra, com sítios histórico-arqueológicos demarcados e preservados, bem como vasta área do bioma caatinga.
Neste momento, também foram apresentados aos visitantes o camping universitário e horto de produção de mudas nativas, inclusive com a recente implantação de um sistema de irrigação apropriado ao contexto de déficit hídrico regional. O Professor Luiz Paulo informou que a conclusão dessas iniciativas ocorrerão nos próximos dias, com a perfuração do poço artesiano e instalação de quiosques.
Visitou-se, também, as ruínas da igreja da 2ª Canudos, à mostra devido o rebaixamento das águas do açude Cocorobó.
À noite, ocorreu uma rica apresentação de atividades culturais, tais como:  um recital de poesias  pelo poeta José Américo Amorim; espetáculo  Maculelê,  por alunos do Colégio Estadual Luiz Cabral, e coordenado por “Lequinho”; finalmente, aconteceu Cantigas de Roda por integrantes da Terceira Idade (Igreja Católica/ Prefeitura Municipal) e da   UATI /UNEB.
 Fechando a noite, exibiu-se o documentário 3 vezes Canudos, produzido e dirigido pelo historiador Manoel Neto, diretor do Centro de Estudos Euclydes da Cunha/UNEB.
O dia 17 ficou reservado a visitas ao Jardim temático do Memorial Antônio Conselheiro, ao Núcleo de Robótica e ao Perímetro Irrigado do Vaza Barris.

Ao final da noite ocorreu a apresentação privilegiada da Banda de Pífanos de Canudos e uma belíssima cantoria do cantor-compositor Bião de Canudos.












Fonte:http://www.projetocanudos.uneb.br/publicacao.asp?id=115

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio Inferior [Post Page]

| Designed by Creative Projects